Texto para MP3 online

O Narakeet cria ficheiros de áudio MP4, a menos que selecione um formato diferente. Os ficheiros de áudio MP4 são compatíveis com quase todos os leitores de áudio modernos e apresentam um bom equilíbrio entre qualidade e tamanho do ficheiro. No entanto, o formato de ficheiro MP3 mais antigo continua a ser mais popular na internet e alguns utilizadores preferem criar ficheiros MP3 de texto para voz. Com o Narakeet, é fácil alterar o formato de saída e converter o seu texto para MP3.

Criar Áudio

Como criar um ficheiro TTSMP3

É possível alterar o formato de saída para MP3 com apenas alguns cliques. Pode fazê-lo da seguinte forma:

1. Abra a ferramenta de conversão de texto para voz

Primeiro, certifique-se de que está a utilizar a ferramenta completa de conversão de texto para voz e não uma das nossas páginas de demonstração. Pode aceder a esta ferramenta ao clicar no botão “Criar um novo áudio” a partir da página da sua conta, ou abri-la diretamente utilizando o botão abaixo.

Criar um MP3 agora

2. Abra as opções adicionais

Clique no botão “+” junto ao seletor de voz para abrir as opções adicionais.

Abra as opções adicionais

3. Na opção “Formato”, selecione MP3

Em seguida, nas opções adicionais que serão apresentadas por baixo do menu pendente de vozes, clique no campo “Formato”. Depois, entre as opções disponíveis, selecione MP3. Esta ação instruirá o gerador de texto para voz a guardar o resultado como um ficheiro MP3.

Select MP3 from the format box to make text to speech MP3 files

Em seguida, clique em “Create Audio” (Criar áudio). Depois de o Narakeet converter o seu texto em MP3, pode tranferi-lo facilmente ao clicar no botão “Download” (Download).

Esta opção é especialmente útil para quem pretende manter a compatibilidade com dispositivos ou plataformas mais antigos. Além disso, para as pessoas que se preocupam com o armazenamento, o formato MP3 pode ser mais eficiente em termos de espaço, mesmo que haja uma ligeira diminuição da qualidade de áudio.

Como escolher entre os formatos MP3 e MP4 de texto para voz?

Tanto MP3 como MP4 são formatos bem conhecidos, mas servem objetivos diferentes e têm várias distinções, especialmente em termos de áudio. Embora tanto o formato MP3 como o MP4 (com AAC) possam armazenar conteúdos áudio, têm características e capacidades diferentes. A escolha entre eles depende, normalmente, das necessidades específicas de cada utilizador/a, como a compatibilidade, o tamanho do ficheiro ou os requisitos de qualidade de áudio. Algumas das principais diferenças entre os formatos são:

  1. Objetivo:
    • MP3: O MP3 é especificamente um formato de codificação de áudio. A sua principal utilização é armazenar e reproduzir conteúdo áudio.
    • MP4: O MP4 é um formato utilizado para armazenar conteúdos multimédia. Pode armazenar áudio, vídeo e até legendas ou imagens fixas. Quando se refere a “ficheiros de áudio MP4”, significa que o ficheiro MP4 contém apenas dados de áudio e nenhum vídeo.
  2. Compressão e qualidade:
    • MP3: O MP3 utiliza compressão com perdas, o que significa que se perde alguma qualidade de áudio no processo de compressão. No entanto, muitas vezes não é percetível para a maioria dos ouvintes e a redução do tamanho do ficheiro pode ser significativa.
    • MP4: Para conteúdo apenas de áudio, o MP4 utiliza frequentemente o codec de áudio avançado (AAC - Advanced Audio Codec) para compressão. Considera-se, por norma, que o AAC proporciona uma melhor qualidade de som do que o MP3 com a mesma taxa de bits.
  3. Tamanho do ficheiro:
    • MP3: Por norma, os ficheiros MP3 são mais pequenos do que os seus equivalentes não comprimidos, mas podem ser maiores do que os ficheiros MP4 que utilizam a compressão AAC com o mesmo nível de qualidade de áudio.
    • MP4 (com AAC): Normalmente, um ficheiro MP4 codificado com AAC oferece uma melhor qualidade de áudio com o mesmo tamanho de ficheiro ou taxa de bits, em comparação com o MP3.
  4. Compatibilidade:
    • MP3: O MP3 é um formato mais antigo, pelo que é amplamente suportado por praticamente todos os dispositivos e software de áudio.
    • MP4: Embora o MP4 também seja amplamente compatível com dispositivos e software modernos, os sistemas mais antigos podem não suportá-lo, sobretudo se tiverem sido desenvolvidos antes de o formato MP4 se tornar popular.
  5. Metadados e características:
    • MP3: Suporta tags ID3, que permitem aos utilizadores incorporar metadados como o título da canção, artista, álbum e muito mais.
    • MP4: Oferece opções de metadados mais avançadas e pode suportar menus interativos e pontos de capítulo, dada a sua natureza de contentor multimédia.
  6. Aplicações:
    • MP3: Dada a sua natureza apenas de áudio, o MP3 é sobretudo utilizado para música, podcasts e outros conteúdos áudio.
    • MP4: Devido à sua versatilidade, o MP4 é utilizado para uma grande variedade de aplicações multimédia, desde vídeos e filmes a audiolivros e podcasts.

Além disso, também é possível criar ficheiros não comprimidos (PCM/WAV) com o Narakeet, obtendo a melhor qualidade de saída com ficheiros significativamente maiores. Consulte o nosso guia sobre como Criar áudio de texto para voz de alta qualidade para obter mais informações.